domingo, 24 de agosto de 2014

FOJUNE DFE NA MARCHA

        A marcha aconteceu simultaneamente em 19 estados brasileiros e em 15 países, durante todo o dia 22 de Agosto.   Assumindo a tarefa de lutar, resistir e construir um projeto político do ponto de vista do povo negro, sob o tema “a luta transnacional contra o racismo, a diáspora negra contra o genocídio”.


A estudante Mariana Barreto, que integra o Fórum de Juventude Negra do DF e esteve à frente da Marcha, conta que a ideia é chamar a atenção para temas pouco debatidos pela população. “O índice de mortalidade negra é muito alto e boa parte vem da Polícia Militar. Quando morre um jovem, morre toda uma família por trás”, ressalta.




"O objetivo da marcha é dar visibilidade à questão. Quem está marchando aqui são as pessoas da periferia, dos assentamentos. Queremos dar vez para aqueles que estão à margem, que não falam", disse uma das organizadoras da marcha, Layla Marisandra, do Fórum da Juventude Negra. "No DF, não é diferente dos outros estados. Aqui temos um cordão invisível que divide as asas [Sul e Norte] do Entorno e das [cidades]-satélites. Tem uma população que só vem ao centro para trabalhar."

Leia a matéria completa em: agenciabrasil


Layla Marisandra, 31 anos


Educadora social e membro do Fórum Nacional da Juventude Negra


“Estamos aqui para dizer que, apesar de tudo, nós, mulheres negras, ainda estamos vivas! Somos invisibilizadas desde uma entrevista de emprego até a nossa afetividade. Quanto mais escura, quanto mais crespo o seu cabelo é, mais invisibilizada se torna pela sociedade”


Leia a matéria completa em: Revista Fórum


Brasília


Curitiba

Belo Horizonte

Espirito Santo

Manaus

Salvador
São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário