quinta-feira, 9 de maio de 2013

Debates Feministas em Brasília

O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) convida todas e todos para a 1ª Edição dos "Debates Feministas", na próxima 5ª feira (9 de maio), a partir das 19h, no Sebinho (CLN 406). Na ocasião, serão lançados os livros "Mulheres negras na primeira pessoa", organizado por Jurema Werneck, Nilza Iraci e Simone Cruz, distribuído gratuitamente, e "Aqui ninguém é branco", de Liv Sovik (R$ 32). As autoras participarão de uma roda de conversa sobre racismo, com a presença do coletivo Pretas Candangas.


Mulheres negras na primeira pessoa
Jurema Werneck, Nilza Iraci e Simone Cruz (ORGs)
A obra traz o relato de 20 mulheres negras representativas de nove estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Amapá, Ceará, Paraná e Goiás). As narrativas são de mulheres negras quilombolas, nordestinas, sulistas, entre outras, urbanas ou não, cujas trajetórias sensibilizaram as organizações membros da AMNB, que as indicou para simbolizarem a luta das mulheres negras no Brasil. O resultado é um livro emocionante, repleto de histórias de lutas temperadas com energia, garra, amor, sabedoria e afeto.
Distribuição gratuita
 
Aqui ninguém é branco
Liv Sovik
Através do estudo de lugares-comuns na música popular brasileira, Aqui ninguém é branco propõe releituras do cosmopolitismo brasileiro, do corpo dançante como emblema da nação, da marca deixada pelos escravos e da ligação entre branco e negro no cotidiano. Discute as maneiras em que, na grande imprensa, o branco é valorizado e a experiência americana de relações raciais é tratada como ameaçadora e radicalmente diferente da brasileira.
R$ 32
 
Pretas Candangas
Coletivo de mulheres negras do Distrito Federal.
Mais informações: www.pretascandangas.wordpress.com
 
Saiba mais sobre a atividade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário